segunda-feira, 1 de agosto de 2011

O Ministério do Espírito Santo: Esferas de Atuação

A Bíblia nos apresenta a maneira de o Espírito Santo agir na vida daquele que se dispõe a buscar o Reino de Deus e sua justiça. O Espírito Santo se relaciona conosco de maneira pessoal, íntima e radical. O Espírito Santo, quando encontra abertura no coração humano, ele atua em várias esferas, conforme verificamos pela Palavra.

Esfera da Regeneração
Regeneração é o processo de nascimento espiritual provocado pelo Espírito Santo. É morrer para o mundo de pecado e nascer para o Reino de Cristo. O Espírito Santo atua na transformação total das pessoas que se arrependem dos pecados. Ele é o agente regenerador e renovador de nossa vida, conforme a preleção paulina: “Mas quando apareceu a benignidade de Deus, nosso Salvador, e o seu amor para com os homens, não por obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, ele nos salvou mediante a lavagem da regeneração e da renovação pelo Espírito Santo, que ele derramou ricamente sobre nós, por meio de Jesus Cristo nosso Salvador” (Tito 3.4-6).
O Espírito Santo realiza lavagem (gr. loutron) em nossa vida, ou seja, nos faz passar pelo banho e pela limpeza espiritual. Pelo Espírito Santo também recebemos a regeneração (gr. palingenesia), significando novo nascimento, restauração, mudança total. Quando o Espírito Santo opera na vida humana, a renovação (gr. anakainosis) acontece. Renovação é tornar uma pessoa diferente de seu estado anterior, é usufruir uma nova qualidade de vida espiritual.

Esfera da Habitação
O Espírito Santo habita no coração daqueles confessem a Jesus Cristo como Senhor, Rei e Salvador eterno. Paulo, notório bandeirante do cristianismo, ensinou: “Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele” (Rm 8.9).
É impossível ser submisso à carne e ao Espírito Santo ao mesmo tempo. O Espírito se entristece quando nos inclinamos aos prazeres carnais, por isso, ele se afasta de nós, como aconteceu com o rei Davi: “Não me lances fora da tua presença e não retires de mim o teu Espírito Santo” (Sl 51.11). O pecado provoca a dor da separação de uma vida plena com Deus.

Esfera da Libertação
O Espírito Santo tem poder para libertar o homem das algemas do pecado. O apóstolo Paulo afirma: “porque a lei do espírito de vida em Cristo Jesus, livrou-me da lei do pecado e da morte” (Romanos 8.2). O homem vazio de Deus não é capaz de abandonar os prazeres e as seduções pecaminosas. É o Espírito Santo quem opera na consciência, a fim de que o homem enxergue seu estado de morte espiritual. No tocante ao trabalho do Espírito Santo, disse Jesus: “Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo” (João 16.8).

Esfera da Santificação
O Espírito Santo atua na santificação, por isso, tem ciúmes e não aceita que os crentes se rendam ao pecado. O Espírito Santo não aceita dividir espaço com pecado. Se somos Dele, verdadeiramente somos Dele. Observe o que Tiago falou acerca do Espírito Santo: “Adúlteros e adúlteras, não sabei vós que amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. Ou cuidais vós que em vão diz a Escritura: O Espírito que em nós habita tem ciúmes?” (Tg 4.4,5).
O mundo refere-se aos valores e a todo sistema de vida contrários à Palavra de Deus. O mundo é inimigo de Deus. Quem se deixa seduzir pelo mundo comete adultério espiritual.

Esfera da Capacitação e Testificação
O Espírito atua na esfera de capacitar o crente a testemunhar do poderoso evangelho de Jesus Cristo. Disse Jesus: “Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra” (At 1.8). O enchimento do Poder do Espírito Santo tem o propósito de impulsionar a igreja à evangelização e às missões. O batismo no Espírito Santo dá coragem e ousadia ao crente para realizar grandes obras para Deus. O batismo no Espírito Santo nos leva a evangelizar fervorosamente, nos leva a pregar poderosamente a Palavra de Deus.

Esfera do Batismo no Espírito Santo
O batismo com o Espírito Santo ocorre quando Jesus Cristo mergulha o seu povo nas águas do Santo Espírito, evidenciado pelas “línguas repartidas” e pelo “falar em outras línguas”. Depois que no cenáculo foram “cheios do Espírito Santo começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem” (At 2.3,4). O verdadeiro falar em línguas provém do Espírito. O servo de Deus batizado no Espírito Santo não permanece na vida de mentira, prostituição, idolatria, apostasia e em outras práticas ofensivas à Palavra de Deus.
Para receber essa promessa temos de imitar os irmãos da igreja primitiva – “Todos estes perseveravam unanimemente em oração e súplicas, com as mulheres, e Maria, mãe de Jesus, e com seus irmãos” (At 1.14). Não existem fórmulas exatas para o crente receber o batismo no Espírito Santo. O que existe é o caminho – sede de Deus, comunhão com o Senhor, vida santa e busca perseverante em oração.

Esfera da Consolação
O Espírito Santo na vida do crente tem a função de nos consolar e nos fortalecer nas horas de dor, aflição, tribulação. Isso significa que Ele estará sempre ao nosso lado para nos ajudar. A vinda do Espírito Consolador é promessa do Senhor Jesus: “E eu rogarei ao Pai, ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre” (Jo 14.16).

Esfera da Propriedade e Posse de Deus
A Bíblia nos mostra que quando estamos ligados à Videira verdadeira que é Cristo, quando recebemos Jesus no centro de nossa vida, passamos a ser povo adquirido (propriedade exclusiva do Senhor): “Mas vós sois geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; vós que, noutro tempo, não éreis povo, mas agora, sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas, agora, alcançastes misericórdia” (1Pe 2.9,10). O apóstolo Paulo diz que os salvos recebem o selo do Espírito Santo da promessa: “...fostes selados com o Espírito Santo da promessa; o qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão de Deus, para louvor da sua glória” (Ef 1.13,14).
Jesus, por meio de seu sangue, tem poder para quebrar as correntes do pecado e do diabo que aprisionam pessoas, famílias e nações inteiras. Disse o apóstolo Pedro: “como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com virtude; o qual andou fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele” (At 10.38). A obra do Espírito é fazer com que cada pessoa seja integrante do Reino de Deus e propriedade do Salvador Jesus.

Esfera da Preparação da Vinda de Cristo
O Espírito Santo atua na preparação da Igreja para vinda de Cristo: “Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora. E não só ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo” (Rm 8.23,24).
Uma das graciosas funções do Espírito Santo é preparar a noiva, a igreja, para se encontrar com o noivo que é Cristo. O Espírito em nós nos faz sentir a expectação da Volta de Cristo. “E o Espírito e a esposa dizem: Vem!” (Ap 22.17). Que possamos dizer: “Ora, vem, Senhor Jesus!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário