quarta-feira, 10 de agosto de 2011

OS PROCESSOS DA VERDADEIRA APRENDIZAGEM BÍBLICA

“Amarás, pois, ao Senhor, teu Deus, de todo o teu coração. E de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento” (Mc 12.30).

A aprendizagem bíblica ocorre quando o indivíduo assimila, retém, faz reflexão e pratica os princípios e mandamentos esposados na Bíblica Sagrada.
Analisando as palavras de Jesus, acerca do primeiro mandamento (Mc 12.30), observamos que nosso amor a Deus deve ser de todo o coração, toda alma, todo entendimento e de todas as nossas forças. Significando que o verdadeiro amor a Deus não é apenas emotivo, mas espiritual, intelectivo e físico-volitivo. Com isso, podemos afirmar que o amor a Deus é proveniente da Palavra do Senhor. Semelhantemente, a verdadeira aprendizagem bíblica acontece quando todo o nosso coração, toda a nossa alma, todo o nosso entendimento e todas as nossas forças são alcançadas pela mensagem bíblica.
    
1.  Processo Sentimental - A Verdadeira Aprendizagem Bíblica acontece quando todo o nosso Coração é Alcançado pela Palavra de Deus.
A mensagem lecionada na escola bíblica dominical e nos púlpitos de nossas igrejas precisa alcançar todo o coração do aluno. O coração é a sede dos sentimentos e das emoções de todo o ser humano.
O ensino da Bíblia tem a capacidade de despertar a emoção, apreciação, atitudes e ideias no aluno. O aluno aprende melhor quando é estimulado psicologicamente pela dinâmica do educador.
A distração, os traumas, os problemas da vida, o desinteresse e uma aula não preparada pelo professor cooperam para que o ensino bíblico não prospere. O professor comprometido tem o dever de oferecer o “pão da vida” e “leite espiritual” aos alunos (Jo 6.33-35; 1Pe 2.2). A Palavra de Deus cura as feridas sentimentais. Ela tem a capacidade de discernir as intenções dos corações (Hb 4.4).

2. Processo Psico-Espiritual – A Verdadeira Aprendizagem Bíblica acontece quando toda a nossa Alma é Alcançada pela Palavra de Deus. 
Verdadeiramente, quando aprendemos a Palavra de Deus, toda a nossa alma e toda a nossa vida espiritual são tocadas e modificadas. A alma é a parte interior do homem, que tem sede de Deus: “A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo...” (Sl 42.2).
Disse o escritor aos Hebreus: “Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração”. A Palavra de Deus é viva, eficaz e profundamente penetrante nas galerias da alma e do espírito humano (Hb 4.12).
O estudante da Bíblia precisa ter a alma humilde, faminta e aberta para receber o alimento espiritual.

3. Processo Intelectivo – A Verdadeira Aprendizagem Bíblica acontece quando todo o nosso Entendimento é Alcançado pela Palavra de Deus. 
No grego, a palavra “entendimento” é “dianoia”, que quer dizer “pensamento profundo”, “mente”. A aprendizagem bíblica também é intelectual porque o aluno pensa enquanto estuda e estuda enquanto pensa. A Bíblia alcança a nossa mente, o nosso raciocínio. Uma aula bíblica não é hipnótica, nem “fanatista”. É consciente, é reflexiva, não anulando o espírito crítico e questionador. O teólogo John Stott, afirmou: “...a fé e o pensamento caminham juntos, e é impossível crer sem pensar” (Crer é também Pensar, ABU).
A igreja urge batalhar para ter um ensinamento bíblico de qualidade, haja vista, que o diabo tem a função de cegar os entendimentos dos incrédulos. Em 2Co 4.4, o vocábulo grego para “entendimentos” é “noema”, que significa “percepção”, “intelecto”, “imaginação”. O diabo, com sua perspicácia, ofusca a percepção e a inteligência dos incrédulos para que não ouçam e entendam a palavra divina.
A Palavra de Deus opera em nosso intelecto, e, por ela somos admoestados a pensar em tudo o que é honesto, justo, puro, amável, de boa fama, virtuoso e louvável (Fp 4.4). 

4. Processo Fisico-Volitivo – A Verdadeira Aprendizagem Bíblica acontece quando todas as nossas Forças são Alcançadas pela Palavra de Deus. 
A aprendizagem da Palavra de Deus passa pelo processo físico-volitivo. No grego, a palavra referente a “força” é “ischys” (Mc 12.30), significando “vigor, energia, poder e capacidade”. Não basta o professor ensinar com energia e vigor, é necessário contagiar os alunos para que aprendam com vigor, energia e esforço. Um professor entusiasmado conduz a classe a dedicar-se inteiramente ao estudo da Palavra.  As metodologias de ensino, quando bem aplicadas, impulsionam o aluno a mergulhar nas águas do saber.
O ensino precisa ser dinâmico e produtivo para que a aprendizagem seja dinâmica e produtiva. A verdadeira aprendizagem bíblica faz com que o estudante empregue todas as suas forças para aprender e assimilar o que foi ensinado.
Aprender com “todas as nossas forças” indica que o aluno não pode ser um mero receptor. O ensino e a aprendizagem têm de produzir no aluno o desejo de “exercitar” o que lhe foi transmitido. A aprendizagem bíblica leva o indivíduo à ação, conforme Tiago 1.25: “Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecido, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito”. Podemos entender que o ensino bíblico é físico-volitivo, tirando-nos da inércia e transformando-nos em “fazedores da obra”. Assim, deixaremos de ser ouvintes esquecidos.
Portanto, meus amados irmãos, a verdadeira aprendizagem das Sagradas Letras, mexe radicalmente com toda a nossa estrutura. Alcança a nossa alma e molda o Ser; alcança o nosso coração e nos ensina a conviver; alcança o nosso entendimento e ilumina o pensar; alcança as nossas forças e orienta o fazer. Nossas igrejas só terão uma aprendizagem bíblica de impacto quando a mensagem de Deus alcançar todas essas áreas supramencionadas. Que Deus nos abençoe.

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