quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

COMO VENCER AS NAVEGAÇÕES DIFÍCEIS DA VIDA?

A paz do Senhor. Quero fazer algumas perguntas a você: como está a navegação da sua vida? Será que você está navegando com ventos contrários? Será que a navegação de sua vida não está vagarosa por causa da força dos ventos? Será que a navegação de sua vida não está difícil e perigosa? Quem é o piloto de sua navegação: é um homem ou é Deus? O apóstolo Paulo teve uma experiência muito dura na viagem que fez da Ásia para a Europa, por meio de navio. Pelo texto bíblico podemos destacar as condições terríveis dessa navegação e qual foi a solução enviada por Deus (Atos 27).

1.    Navegação com ventos contrários (Atos 27.4)
Os ventos contrários são as lutas e as oposições que sofremos na caminhada cristã. Mesmo quando estamos na direção de Deus, não estamos imunes às ventanias de problemas. Ser fiel a Deus não quer dizer isenção de conflitos e dificuldades na igreja, na família, na escola, na universidade, no emprego, na vizinhança e nos relacionamentos. Com Jesus, podemos ser vitoriosos em meio aos ventos contrários.

2.    Navegação vagarosa por causa dos ventos (Atos 27.7)
Em razão dos fortes ventos, a embarcação tornou-se vagarosa. Conosco não é diferente. Ficamos perplexos quando a realização de nossos sonhos se torna vagarosa e distante. Às vezes, queremos chegar rápido no ponto final de um problema, mas acontece o contrário. Há momentos que pedimos a Deus que nos tire logo do problema, mas parece que Ele fica em silêncio. Querido, a vida é muito corrida e estressante.
A navegação vagarosa mostra que nem tudo na vida pode ser rápido – navegação vagarosa significa que precisamos separar um tempo para buscar a Deus, precisamos investir tempo em amar o próximo.  Não queira correr dos problemas e nem se afobe em meio aos problemas. Seja firme e constante (1Co 15.58).

3.    Navegação difícil (Atos 27.8)
O apóstolo Paulo enfrentou uma navegação difícil, com muitos empecilhos. Na vida passamos por navegações difíceis. Na ótica humana parece que tudo coopera para o mal, mas na visão bíblica tudo contribui para o bem daquele que ama a Deus (Rm 8.28). Se, porventura, você estiver sendo solapado, apertado e encurralado pelas dificuldades do dia-a-dia, lembre-se: “o nosso socorro vem do Senhor” (Sl 121.1). 

4.    Navegação perigosa (Atos 27.9)
O apóstolo Paulo também se deparou com uma navegação perigosa – ele esteve diante da morte. Você está em alguma navegação perigosa? Nesse momento há muitas pessoas com relacionamentos perigosos, amizades perigosas, com atitudes perigosas e com decisões perigosas. Em meio aos perigos da vida, a paz de Deus deve dominar e direcionar nossos corações (Cl 3.15). Não faça nada que contrarie o coração e a Palavra de Deus, que é lâmpada e luz para nossos pés (119.105).

5.    Navegação autoconfiante (Atos 27.10,11)
Os tripulantes do navio em que Paulo estava confiavam mais na sabedoria humana do piloto e do mestre, do que na sabedoria divina, que estava no apóstolo Paulo. Apesar da experiência, o piloto foi traído pela própria experiência – pensou que podia prosseguir porque o vento sul soprou brandamente. E logo depois veio um pé de vento, chamado Euroaquilão e o navio foi levado pela força do vento (Atos 27.13-17).
É comum pensar que podemos levar a embarcação adiante sem a ajuda de Deus. A autoconfiança é uma atitude admirada e desejada por muitos, porém, ela não é segura. Tem aparência de vitória, mas é uma fraude. A autoconfiança nos leva ao fracasso. A altivez é o caminho mais curto para a ruína.

6.    Navegação agitada por uma forte tempestade (Atos 27.18)
Como se não bastasse, a embarcação ainda foi fortemente agitada pela tempestade. Quando pensamos que a luta está passando, vem outra pior. Já viveu esse dilema? Nada pode ofuscar a visão do socorro de Deus. Paulo não estava sozinho - Deus estava com ele. Quanto mais forte a tempestade, mais poderoso se mostrará o Senhor Deus em nossas vidas. Infelizmente, muitos cristãos oram, mas não acreditam que Deus possa fazer milagres. Muitos oram, mas não acreditam no agir de Deus. Não faça parte desse grupo de “crentes descrentes”. Creia em Deus.

7.    Navegação onde os companheiros de viagem perderam a esperança (Atos 27.20)
Os passageiros perderam as esperança e pensaram na morte. Quando perdemos as esperanças, nos alimentamos com o cheiro da morte. Na jornada espiritual, infelizmente, encontramos aqueles que já perderam a fé e esperança. Os desesperançosos e os desesperançados contagiam o grupo vertiginosamente. Algumas igrejas e famílias são vitimadas pela “epidemia do desânimo”. Não caia no pântano do desânimo. Tudo pode ruir, menos a nossa esperança em Cristo Jesus. Ele é a nossa esperança (Cl 1.27).

8.    Navegação com marinheiros covardes - quiseram abandonar o navio (Atos 27.30)
Na caminhada com Deus nos deparamos com aqueles marinheiros que em vez de nos oferecerem segurança e direção, são os primeiros a querer abandonar o navio. Paulo e o comandante não deixaram que o piloto fugisse da embarcação em perigo. Quando há riquezas e saúde, sempre há bajuladores. Porém, a falência e a doença atraem a solidão, o abandono e o desprezo. Nos momentos mais sensíveis e vulneráveis de nossa existência, existem aqueles que nos dão às costas.

9.    Há solução para uma navegação difícil? Como vencê-la?
Em meio a essa navegação atribulada, Deus deu uma palavra de ânimo para o apóstolo Paulo (Atos 27.22). O apóstolo não guardou a palavra de ânimo para si, ele transmitiu a outrem (Atos 27.22,25). Nas horas de dificuldade Deus sempre tem uma Palavra de socorro. Não podemos ser egoístas – temos de compartilhar a nossa fé com o próximo. No meio daquela embarcação, Paulo se levantou e exortou o povo a não ter medo, a crer em Deus e a se alimentar bem (Atos 27.24,25,34-38). Deus é tão maravilhoso que não deixou que os soldados matassem Paulo e os prisioneiros, mostrando que as promessas de Deus ainda se cumprem (Atos 27.23,24,43,44). Deus disse que ninguém iria morrer naquela embarcação – a promessa se cumpriu.
Não sei como está a embarcação de sua vida. Tudo pode parecer difícil, mas não deixe de se alimentar por causa dos problemas, creia em Deus, não temas. Você vai sobreviver. Venceremos em nome de Jesus.

Pr. Quemuel Teixeira Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário