quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

COMO VENCER OS PROBLEMAS DA VIDA


Texto Bíblico: Salmo 124

1. OS PROBLEMAS DA VIDA QUEREM NOS ENGOLIR VIVOS (Salmo 124.1-3)
Há pessoas que ainda não morreram, mas que estão dentro da barriga de um problema e não sabem como sair. Há pessoas que somem da igreja porque estão na barriga do problema. Há aqueles que foram aspirados para dentro de uma dificuldade, sem chance de defesa. O salmista disse que se não fosse o Senhor ao lado do povo, os inimigos os teriam engolido vivos. Sem a proteção de Deus podemos ser engolidos pelo diabo e suas artimanhas.

2. OS PROBLEMAS QUEREM SE LEVANTAR CONTRA NÓS, OS PROBLEMAS QUEREM SE COLOCAR SUPERIORES A NÓS (Salmo 124.2)
O salmista disse: “quando os homens se levantaram contra nós” (Salmo 124.3). A Bíblia diz que Golias se levantou contra Davi, mas não teve sucesso porque Deus deu vitória a Davi e a nação de Israel (1Sm 17). Os problemas sempre querem se colocar acima de nós. Quando temos Deus como o nosso auxílio, somos nós que ficamos acima dos problemas. Na história de Davi encontramos que depois que o gigante caiu ao chão, o jovem belemita pôs pés sobre Golias. Por um momento você pode estar se achando menor que o problema, mas confie em Deus. Na hora certa, todo o nosso sofrimento será derrubado em nome de Jesus.
Enquanto estivermos vivos, sempre enfrentaremos gigantes, sempre venceremos os gigantes. Davi, na sua adolescência, enfrentou Golias e venceu. Davi, na sua velhice, enfrentou o gigante filisteu Isbi-Benobe, e só não morreu porque Deus enviou o       valente Absai, que o socorreu, matando o gigante (2Sm 21.15-17).

3. OS PROBLEMAS DA VIDA QUEREM NOS SUBMERGIR (Salmo 124.4,5)
Há pessoas que estão debaixo das águas de um problema. Há pessoas que estão afundadas em problemas. Se não fosse o Senhor guardar a nação de Israel, as águas impetuosas teriam passado sobre a alma de cada israelita.
Você teve oportunidade de ver águas impetuosas? Essas águas são violentas, podem nos arrastar e nos afogar com toda a sua braveza. Os problemas da vida querem nos arrastar e nos afogar. Estejamos em alerta.
As águas impetuosas também são espalhafatosas. Todos veem a sua agitação e a violência com batem nas rochas. Há problemas que gostaríamos que ninguém soubesse e até ficamos com vergonha – são as águas impetuosas. Essas águas crescem tanto que de longe muitos vêem a força da correnteza. Há problemas que são como águas impetuosas – eles são espalhafatosos – todas sabem que estamos sofrendo sem que pronunciemos palavras.
Deus tem livramento para nós. Ainda que as lutas da vida queiram nos submergir, elas não vão obter vitória contra nós. Não afundaremos. Não seremos arrastados. O Senhor está ao nosso lado.

4. OS PROBLEMAS DA VIDA QUEREM NOS MORDER, QUEREM NOS MACHUCAR, QUEREM NOS DESTRUIR (Salmo 124.6)
Há problemas que são semelhantes às bestas-feras – esses animais nos prendem em seus dentes, nos levam para a caverna, e lá nos dilaceram. Os problemas são ferozes, possuem dentes afiados, não têm piedade de nós. O monstro de problemas quer nos levar para a caverna da depressão, angústia, desespero, morte espiritual, esgotamento, estresse, explosão de fúria, dívida, pecado, da separação conjugal, dos filhos desviados e rebeldes, das crises familiares, da mentira e do desamor.
Você está machucado ou ferido por causa de relacionamentos? Está com alma dilacerada por causa do filho que não deixa as drogas? Alguém fez intriga de você? Há pessoas querendo fazer “picadinho de você”? Se o Senhor estiver ao teu lado, Ele não deixará que você seja esmagado pelo diabo e pelas suas astúcias.

5. OS PROBLEMAS DA VIDA QUEREM NOS ENLAÇAR, QUEREM NOS AMARRAR (Salmo 124.7)
Os problemas nos pegam de surpresa, assim como os pássaros são surpreendidos pelos laços. Os problemas querem amarrar os nossos pés. Querem nos impedir de caminhar. Querem destruir a nossa liberdade. Há pessoas que não conseguem caminhar para a Casa de Deus porque estão presos aos laços do passarinheiro. Nem sempre o passarinheiro quer matar o pássaro. Às vezes ele quer amarrar, dominar e controlar. Os problemas da vida querem dirigir a nossa vida. Não permita que as dificuldades dirijam a sua vida. Devemos ser dirigidos pela vontade de Deus – “Venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como nos céus” (Mt 6.10).

6. COMO VENCER ESSES PROBLEMAS DA VIDA?
O salmista Davi usou 4 vezes o vocábulo ADONAI no Salmo 124 (Sl 124.1,2,6,8). ADONAI significa “Senhor por excelência” ou “Senhor sobre todos”. As tribulações da vida não vão nos submergir porque temos a cobertura e a proteção de ADONAI – Ele é sobre todos, é sobre nós.
Venceremos todos os problemas, se, primeiro, permitirmos que o Senhor esteja ao nosso lado (Salmo 124.1,2). A comunhão com Deus é primacial para obtermos vitória em todas as áreas de nossa existência.
Em segundo lugar, precisamos crer no Livramento de Deus – Deus não deixará que os problemas nos destruam (Salmo 124.6).
Em terceiro lugar, é preciso crer na Ação Libertadora de Deus – Ele quebra todos os laços preparados pelo caçador (Salmo 124.7).
Em quarto lugar, precisamos  ter a visão certa de que o socorro vem do Senhor, criador do céu e da terra (Salmo 124.8).
Quando estiver passando pelas provações da vida, corra em direção aos braços do Senhor – Ele sim, tem mão forte e braço estendido: “E o SENHOR nos tirou do Egito com mão forte, e com braço estendido, e com grande espanto, e com sinais, e com milagres” (Dt 26.8).

Pr. Quemuel Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário